Anos Iniciais

Proposta Pedagógica

    O ciclo do Fundamental I atua em conformidade com a LDB – artigo 32, a qual tem como objetivo a formação básica do cidadão nas diferentes especificidades. É através do “Sócio-interacionismo” que as nossas relações de aprendizagem acontecem. Ou seja, o conhecimento prévio do estudante, a sua formação leitora, o desenvolvimento crítico e a sua autonomia.

    O Fundamental I tem como força motriz o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo. Para que essa energia se movimente, contamos com alguns PROJETOS importantes!

Projetos

Projeto Formando Leitores e Escritores: desde 2009 reunindo condições de desenvolvimento, onde, ao longo do ano, o estudante se apropria de vários recursos e gêneros textuais, aumentando, assim, seu repertório para os registros escritos. Dessa forma, escreve seu próprio texto e este, juntamente com os dos colegas, transformam-se num pequeno livro com todas as características para ser editado, obtendo, inclusive, o registro no ISBN (International Standard Book Number – sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição). Esse Projeto acontece diante do exercício constante de leitura e escrita ao longo das cinco séries pelas quais os estudantes transitam no decorrer do ciclo. 

Projeto Sintonia: desde 2014, propiciamos o início do período letivo com música suave e relaxamento, de 2ª a 5ª quinta. Dessa forma os estudantes se acalmam e encontram a inspiração necessária para focar nos estudos, afastando o stress exterior e buscando a essência interior. Ao tocar a música, a qual se espalha pelo prédio todo, os estudantes e seus professores, ao mesmo tempo, fazem o relaxamento. Por isso, SINTONIA.

Projeto TAI (Transição para Anos Iniciais): tem como finalidade colaborar para que os estudantes do Jardim III da Educação Infantil sejam acolhidos pelos estudantes do 1º ano e se tranquilizem nessa passagem de ciclo.

Projeto TAF (Transição para Anos Finais): você que é pré-adolescente, sente “friozinho na barriga” para iniciar sua fase de adolescência e compartilhar de novas experiências num novo ciclo? Normal... isso pode acontecer mesmo. Porém, os estudantes do 5º ano do Colégio Bela Alvorada, mesmo sentindo esse “friozinho”, se encorajam e seguem em frente. Afinal, eles são preparados no 2º semestre para transpor esses desafios participando do PROJETO “TAF”. Nesse Projeto, os estudantes participam de algumas aulas para conhecer um pouco da dinâmica do ciclo dos Anos Finais. Entre elas: aula de autoconhecimento, aula de postura e concentração, aula de conhecimento das novas regras e gentilezas a serem exercitadas, aula de Hábitos de Estudos, entre outras atividades que lhe asseguram de que transpor barreiras o tornará um jovem mais tranquilo e confiante.

Grade Curricular

Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Inglês
Informática
Expressões Artísticas
Educação Física
Educação Ambiental
 
Eventos
 
Carnaval
Páscoa
Folclore
Semana das crianças
Natal
Feira livre
Feira literária
Dia das mães
Dia dos pais
Festa Junina
Semana da Pátria
Acantonamento (5º ano)
Formatura (5º ano)
Comemoração aos aniversariantes (mensal)
Culminância do Projeto Formando Leitores e Escritores
 

 

Colégio Bela Alvorada