Proposta Pedagógica

Nós, do Colégio Bela Alvorada, reportamo-nos ao Ensino Médio mantendo uma visão holística para as emergências educacionais de preparo e orientação aos jovens estudantes. Trabalhamos com adolescentes, e a adolescência é um período delicado onde o jovem estará num momento de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizado por muitas transformações, não apenas física, mas também psicológicas. Por essas e outras razões, o educador deve possuir uma percepção aguçada de forma integral, levando em consideração os aspectos da vida do adolescente, e este, inserido no âmbito escolar necessita de uma orientação em relação à busca de sua formação profissional, ainda contribuindo para com sua formação pessoal.

Diante esse contexto, é necessária a existência de uma conexão entre o colégio e o projeto de vida de cada educando, procuramos proporcionar um currículo escolar polidisciplinar, com aulas diversificadas e com apoio da tecnologia para exercer as orientações.

Diferenciais do Ciclo

Projeto Hódos: objetiva observar e atuar junto aos estudantes, possibilitando as discussões e planejamento de ações reflexivas traçando caminhos para a inserção em universidades e busca profissional. Visa acolher os estudantes do 1º Ano na chegada ao novo ciclo de vida e também de estudos; refletir sobre o entendimento dessa nova fase de vida. Exemplos: apoio pessoal, social e emocional, dicas de rotina de estudo, bem como orientações para que possam futuramente buscar pelos estudos numa universidade e posterior caminho profissional.

Aulas de apoio: surgem a partir de uma reflexão sobre necessidades específicas de cada turma. Essas possuem como objetivo principal refletir junto aos estudantes a necessidade dos hábitos de estudos e a retomada de conteúdos estudados em sala de aula.

Aulas de aprofundamento: Em vista de auxiliarmos nossos estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também para prestarem os principais vestibulares, as aulas para aprofundamento de estudos são indispensáveis. Essas são de extrema importância, uma vez que os docentes auxiliarão como mediadores, focando em assuntos pontuais e exercitando o aprofundamento nas diversas áreas de estudo.

Projeto Hódos
Projeto Corujão
Projeto TU (Transição Universitária)

Participação em Olimpíadas