"Tempo é Vida!" Por nossa Psicóloga Dra. Elisabete Leardini

20/05/2017 00:00

Tempo é Vida!

Onde vamos com tanta pressa? Estamos atrás do tempo ou o tempo está atrás de nós? Eu penso ou sou comandado por quem pensa? Foco meu tempo onde? Onde concentro a maior parte da minha energia? As minhas ações são mais impulsivas ou ensimesmadas? Vivo mais em paz, tranquilo ou ansioso e agitado? 

Nestes 27 anos que ouço e acompanho histórias de vida com o coração, percebo que difícil é o depoimento, relato ou queixa sem as seguintes colocações: ”Estou sem tempo”, “Nem vi o tempo passar”. ”Nossa, o tempo está passando muito rápido”. “Já fez 1 ano?” “Já é Natal... vamos deixar para começar em Janeiro”. ”Nem vi meu filho crescer, quando chegava em casa ele já estava dormindo!” Estou sempre na correria, no automático”... 

Logo concluo, são raras as pessoas que sabem viver o momento, que degustam cada instante, conhecem o sabor e o aroma dos alimentos, que contemplam a Lua, o Sol... sabem para onde estão indo e para onde querem chegar. 

Será isso saudável? Será que não é o motivo de tantas doenças psicossomáticas? 

Torna-se importante saber e sentir que cada instante é irreversível, a alvorada e o pôr-do-Sol não se repetem. A vida é movimento conectado ao movimento do universo. Somos livres e responsáveis para escolher com coragem e verdade nosso caminho, focados em auto-desenvolvimento ou nos deixarmos ir conforme a força dos ventos, como aquela tão conhecida lenda oriental: Duas forças habitam e conflitam em nosso ser. Qual vencerá? A qual for mais alimentada. 

Portanto, convido todos para que juntos experimentemos a construção de um mundo melhor. Este se inicia de dentro para fora. Então vamos alimentar sentimentos bons, alegria, sabedoria. Vamos cuidar de nós mesmos com amor, tratar o outro como gostaríamos de ser tratado, acolher primeiro e criticar depois. Assim, juntos, faremos a grande diferença neste pequeno espaço de tempo que habitamos aqui na Terra, lembrando que a morte é a única certeza da vida. 

Você decide fugir para o mundo das preocupações, escapar de si mesmo ou assumir com coragem e alegria a própria história e fazê-la florescer? 

Aprender a ser resiliente, flexível, amoroso e acima de tudo ser humilde em reconhecer o quanto precisamos e temos a aprender. Penso este ser o segredo para um viver equilibrado, significativo e realizador. 

Bela Alvorada a todos! 

ELISABETE AP. LEARDINI é Psicóloga do Colégio Bela Alvorada!