Proposta Pedagógica

Nós, do Colégio Bela Alvorada, reportamo-nos ao Ensino Médio mantendo uma visão holística para as emergências educacionais de preparo e orientação aos jovens estudantes. Trabalhamos com adolescentes, e a adolescência é um período delicado onde o jovem estará num momento de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizado por muitas transformações, não apenas física, mas também psicológicas. Por essas e outras razões, o educador deve possuir uma percepção aguçada de forma integral, levando em consideração os aspectos da vida do adolescente, e este, inserido no âmbito escolar necessita de uma orientação em relação à busca de sua formação profissional, ainda contribuindo para com sua formação pessoal.

Diante esse contexto, é necessária a existência de uma conexão entre o colégio e o projeto de vida de cada educando, procuramos proporcionar um currículo escolar polidisciplinar, com aulas diversificadas e com apoio da tecnologia para exercer as orientações.

Diferenciais do Ciclo

Aulas de apoio: surgem a partir de uma reflexão sobre necessidades específicas de cada turma. Essas possuem como objetivo principal refletir junto aos estudantes a necessidade dos hábitos de estudos e a retomada de conteúdos estudados em sala de aula.

Aulas de aprofundamento: Em vista de auxiliarmos nossos estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também para prestarem os principais vestibulares, as aulas para aprofundamento de estudos são indispensáveis. Essas são de extrema importância, uma vez que os docentes auxiliarão como mediadores, focando em assuntos pontuais e exercitando o aprofundamento nas diversas áreas de estudo.

Projeto Cine Alvorada: O Cinema é uma maneira de expressar ideias, sensações e opiniões; é um jeito de se conectar com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Ele traz muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado. Através do Projeto Cine Alvorada os educandos do 9º ano e Ensino Médio podem apreciar à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, além da oportunidade de vivenciarem debates envolvendo diferentes disciplinas! As sessões acontecem quinzenalmente, no período vespertino, e os filmes são divulgados com uma semana de antecedência. Os assuntos abordados nas obras e nas reflexões são: • ética e cidadania • meio ambiente • violência • preconceito • reflexões sobre a realidade.

Estudo do Meio
Projeto Cine Alvorada
Projeto Corujão
Projeto TU (Transição Universitária)