
Educação Infantil
Diferenciais

Literacia emergente
Desenvolvimento de habilidades relacionadas a leitura e à escrita.

Família Parceira
Projeto que estabelece conexão entre estudantes, famílias e colégio.

Ficha de Desenvolvimento
Cada etapa do desenvolvimento registrada e compartilhada com a família.

Espaços lúdicos e pedagógicos
Espaços projetados para fins lúdicos e pedagógicos.


Incentivo à Autonomia
Valorizamos, no dia a dia, a construção da autonomia, incentivando para que as crianças façam escolhas e tomem pequenas decisões, sempre com a mediação atenta dos educadores. Ao vivenciarem esse processo, sentem-se mais competentes e confiantes, desenvolvendo segurança em si mesmas.
Conte & Encante
Cultivamos, em todas as vivências, o encantamento pelas histórias e a formação de uma cultura literária desde cedo. Esse contato acontece por meio de contações em sala de aula e na Biblioteca Alvoreler, despertando a imaginação e promovendo momentos de descobertas.


Brincando se Aprende
Valorizamos a curiosidade das crianças e incentivamos a exploração do mundo ao seu redor, tornando cada descoberta uma oportunidade de aprendizado. Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, a aprendizagem torna-se prazerosa!
Cultivando Valores
Promovemos o desenvolvimento das competências socioemocionais e o fortalecimento de valores humanos essenciais para a formação integral dos estudantes. Essa vivência está presente no dia a dia escolar e se concretiza em rodas de conversa, contação de histórias e atividades ligadas a datas comemorativas.


Conheça os projetos que enriquecem as experiências educacionais na Educação Infantil!

Projeto Acolhida
Iniciamos o período pedagógico com uma harmoniosa sessão de música envolvendo todas as turmas. Esse momento especial permite que nossos estudantes concentrem-se, alonguem-se e preparem-se para uma jornada repleta de ricas experiências e aprendizado significativo. Nessa dinâmica também compartilham com todos, as experiências vividas com seus familiares no final de semana.

Formatura da Fraldinha
O desfralde é uma das grandes conquistas de uma criança. Desta forma, por que não transformar a busca pela autonomia em algo prazeroso? Ao final do projeto, os pequenos do Maternal passam pela "Graduação do Desfralde" — um marco especial nessa etapa tão importante!

Projeto T.A.I.
O Projeto T.A.I. (Transição para os Anos Iniciais) tem como finalidade colaborar para que as crianças do Jardim III sejam acolhidas pelo 1º ano, sentindo-se tranquilas nessa transição para o Fund. I. Durante o Projeto, elas participam de aulas exclusivas nos Anos Iniciais, conhecem os futuros professores e participam de atividades com os estudantes do novo ciclo. Essa vivência traz confiança e motivação para o início de uma nova etapa!

Corujinha
O Projeto Corujinha representa a culminância do T.A.I. e marca, de forma lúdica, a transição dos estudantes do Jardim III para o Ensino Fundamental. Numa noite inesquecível aqui no colégio, as crianças participam de dinâmicas noturnas e atividades interativas com a personagem "Dara, a Corujinha", vivenciando uma experiência divertida que celebra o encerramento de um ciclo e prepara, com afeto e entusiasmo, a chegada do próximo.

Família Parceira
Nesse Projeto as famílias são convidadas a participar e compartilhar uma vivência familiar com as crianças da sala de seu filho(a). Com isso, a conexão se estabelece! As diferenças culturais são exploradas nessa dinâmica com o outro e a empatia ganha espaço entre eles. Não é demais?

Mini-histórias
Ao fim do semestre, os professores da Educação Infantil apresentam aos pais "Mini-histórias" narradas a partir das vivências dos estudantes no cotidiano escolar. Tais histórias são contadas juntamente com fotos que registram esses momentos de interação, diversão e aprendizado.

Biblioteca Alvoreler
Os estudantes visitam semanalmente a Biblioteca Alvoreler para participar de contações de histórias, realizar atividades criativas e escolher um livro para ler com a família durante a semana. O Projeto tem como objetivo fomentar a leitura e promover uma cultura literária, insistindo na conquista do hábito leitor.

Projeto Sr. Alfabeto
Ao longo do Projeto Sr. Alfabeto, as crianças desenvolvem diversas atividades a partir de um livro trabalhado durante todo o ano. Com propostas lúdicas, exploram as letras e os sons, desenvolvendo a consciência fonológica de forma leve e eficiente. O personagem Sr. Alfabeto, em sua versão de pelúcia, participa das vivências com a turma, tornando o aprendizado mais próximo, afetivo e divertido.

Senta que Lá Vem História
Tem como objetivo despertar o prazer pela leitura de maneira lúdica e encantadora. Quinzenalmente, os estudantes da Educação Infantil embarcam em grandes aventuras, transformando os espaços do colégio em cenários para histórias inesquecíveis. Os contos ganham vida através do teatro, rodas musicais e brincadeiras, criando experiências que aproximam a imaginação do mundo da leitura.

Projeto Belas Artes
No Projeto Belas Artes, os alunos exploram a criatividade e a expressão artística ao longo de todo o ano, realizando releituras de diversas obras de arte. Cada atividade é pensada para desenvolver habilidades técnicas, sensibilidade estética e apreciação cultural. Ao final do ano, todas as produções ganham destaque em uma mostra cultural, aberta aos pais e à comunidade escolar.


Maternal (Infantil II)
No Maternal, priorizamos o desenvolvimento das habilidades sensório-motoras dos nossos pequenos e os apoiamos na busca pela autonomia e independência, através de interações e brincadeiras divertidas. É com a exploração que eles adquirem novas experiências e desenvolvem habilidades importantes para a vida.
Jardim I (Infantil III)
No Jardim I, os estudantes são instigados a desenvolver habilidades artísticas e de construção da imagem corporal através da musicalização, além de serem introduzidos ao grafismo e à escrita espontânea (Psicogênese da Língua Escrita). Esse ambiente animado e acolhedor colabora com que cada criança possa se expressar de forma única, trazendo-lhe os benefícios da oralidade e da escuta.


Jardim II (Infantil IV)
No Jardim II, o foco está em aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. Valorizamos a identidade de cada estudante e primamos pelo respeito às diferenças. Além disso, promovemos o desenvolvimento das competências socioemocionais por meio da música e de atividades lúdicas. Nesta etapa, eles são encorajados a aperfeiçoar aspectos de sua psicomotricidade, a desenvolver o grafismo e o desenho da escrita.
Jardim III (Infantil V)
No Jardim III, última etapa da Educação Infantil, os estudantes potencializam a aprendizagem de forma criativa. Além de intensificarmos a literacia emergente, valorizamos as vivências no cultivo dos valores, acompanhando-os durante todo esse processo. Projetos como o "T.A.I." (Transição para os Anos Iniciais) fortalecem a trajetória e os apoiam na importante mudança de ciclo.


Acompanhamento Pedagógico
Atendimentos Familiares Personalizados.
Reunião de Pais e Mestres Bimestral.
Ficha de Desenvolvimento Individual Bimestral.
Sondagem de Aprendizagem no Jardim III.
Recreio dirigido por Docentes.
Matriz Curricular
Identidade e Autonomia
Vivências
Língua Inglesa
Expressões Artísticas
Educação Física
Educação Ambiental
Livros didáticos que regem a aprendizagem na Educação Infantil: Livro do conhecimento, Livro do Grafismo, Desenhando a Escrita, Vivências em Arte (Jd. I) e Livro de Vivências (Jd. II e III).