Ricas Interações

Oferecer um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças são incentivadas a interagir e brincar com seus colegas é o nosso propósito. A socialização é um aspecto essencial, pois possibilita a aprendizagem e o relacionamento, onde compartilhar e respeitar o espaço do outro é essencial.

Busca pela autonomia

Faz toda a diferença quando estimulamos a autonomia dos pequenos, permitindo que eles façam suas próprias escolhas e tomem decisões. Porém, sempre mediados pelos nossos educadores. Acreditamos que, ao se sentirem competentes e independentes, eles ganham confiança em si mesmos e avançam em suas conquistas.


Diálogo Constante

O diálogo constante faz parte de nossos pilares filosóficos e é uma ferramenta importante no processo de aprendizagem, tanto com os estudantes quanto com suas famílias. Estimulamos as crianças a se expressarem, compartilharem suas ideias e sentimentos, criando um ambiente de escuta atenta e respeito mútuo. 

Projetos

Conheça os Projetos que enriquecem e concretizam as experiências educacionais na Educação Infantil

Projeto Acolhida

Iniciamos o período pedagógico com uma harmoniosa sessão de música envolvendo todas as turmas. Esse momento especial permite que nossos estudantes concentrem-se, alonguem-se e preparem-se para uma jornada repleta de ricas experiências e aprendizado significativo. Nessa dinâmica, também compartilham com todos, as experiências vividas com seus familiares no final de semana.

Projeto Aprimorando Valores

É um Projeto alinhado à BNCC, envolto por rodas de conversa, histórias e datas comemorativas, com foco no estímulo às competências socioemocionais. Através dele, aprimoramos os valores humanos indispensáveis para a sua formação completa.

Formatura da Fraldinha

O desfralde é uma das grandes conquistas de uma criança. Desta feita, por que não transformar a busca pela autonomia em algo prazeroso? Ao final do projeto, a sua criança do Maternal passa pela "Graduação do Desfralde"! E então, que bela conquista!

Projeto T.A.I.

 (Transição para os Anos Iniciais)

O Projeto T.A.I. tem como finalidade colaborar para que as crianças do Jardim III sejam acolhidas pelo 1º ano, sentindo-se tranquilas nessa transição para o Ensino Fundamental I. Durante o Projeto, elas participam de aulas exclusivas nos Anos Iniciais, conhecem os futuros professores e participam de atividades com os estudantes do novo ciclo. Essa vivência traz confiança e motivação para o início de uma nova etapa!

Corujinha

Culminância do T.A.I. (Projeto de Transição para os Anos Iniciais)

No Projeto Corujinha, o Colégio recebe os estudantes do Jardim III para uma noite inesquecível, abastada com dinâmicas noturnas e interativas para lá de divertidas com a personagem principal: "A Corujinha". É aquele Projeto que representa um salto lúdico de um ciclo para o outro.


Conte & Encante

Os contos nutrem a imaginação! Nas histórias nada é impossível! Conte & Encante veio para a Ed. Infantil com o objetivo de alegrar os pequenos com contos fascinantes, por meio de narrações de história em sala de aula e na biblioteca Alvoreler. Essa prática, além de estimular a imaginação, permite a troca de ricas experiências e saberes valiosos.


Mini-histórias 

Ouvir, mediar e encantar! O semestre dá largada para uma aventura gostosa e repleta de vivências. Somos detentores da nossa história, das nossas experiências e das nossas vivências. Um dia após o outro e tudo se desenrola. E no fim? Ah, no final do semestre a equipe docente apresenta às famílias as "mini-histórias e suas fotos", narradas a partir do cotidiano escolar. É de fato, especial!






Família Parceira

Nesse Projeto, as famílias são convidadas a participar e compartilhar um conhecimento familiar com as crianças da sala de seu filho(a). Com isso, a conexão se estabelece! As diferenças culturais são exploradas na vivência com o outro e a empatia ganha espaço entre eles... Não é demais?


Solidar

Solidariedade! Sentimento bom, único e tão importante entre nós! Aqui o exercício dela acontece desde os pequenos da Ed. Infantil. No Projeto, as crianças usam a imaginação e  produzem itens, os quais culminam numa troca solidária, a fim ajudarmos alguma Instituição de caridade. Aqueles que recebem os itens devem, em troca, oferecer doações de acordo com a Instituição abraçada pelo Colégio. Com isso, famílias e estudantes "abrem seus corações" e a prática "Solidar" acontece.

Brincando se aprende

Nesta etapa do desenvolvimento, as crianças exploram e descobrem o mundo ao seu redor, adquirindo experiências e novos conhecimentos. As brincadeiras e as atividades lúdicas são essenciais para impulsionar esse processo de aprendizagem, tornando esses episódios em circunstâncias prazerosas e repletas de resultados positivos.



Fazer e Brincar Juntos

Maternal (Infantil II)

No Maternal, priorizamos o desenvolvimento das habilidades sensório-motoras dos nossos pequenos e os apoiamos na busca pela autonomia e independência, através de interações e brincadeiras divertidas. É com a exploração que eles adquirem novas experiências e desenvolvem habilidades importantes para a vida.

Jardim I (Infantil III)

No Jardim I, os estudantes são instigados a desenvolver habilidades artísticas e de construção da imagem corporal através da musicalização, além de serem introduzidos ao grafismo e à escrita espontânea (Psicogênese da Língua Escrita). Esse ambiente animado e acolhedor colabora com que cada criança possa se expressar de forma única, trazendo-lhe os benefícios da oralidade e da escuta. 

Jardim II (Infantil IV)

No Jardim II, o foco está em aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. Valorizamos a identidade de cada estudante e primamos pelo respeito às diferenças. Além disso, promovemos o desenvolvimento das competências socioemocionais por meio da música e de atividades lúdicas. Nesta etapa, eles são encorajados a aperfeiçoar aspectos de sua psicomotricidade, a desenvolver o grafismo e o desenho da escrita.

Jardim III (Infantil V)

No Jardim III, última etapa da Educação Infantil, os estudantes potencializam sua aprendizagem de forma criativa. Além de impulsioná-los para a aquisição da leitura e da escrita e iniciar o contato com os números, valorizamos também a vivência deles no cultivo dos valores, acompanhando-os durante todo esse processo. Projetos como o "T.A.I." (Transição para os Anos Iniciais) fortalecem a trajetória, proporcionando uma visão ampla e interdisciplinar do conhecimento.

Matriz curricular

Identidade e Autonomia

Vivências

Inglês

Expressões Artísticas

Educação Física

Livros didáticos que regem a aprendizagem na Educação Infantil: Livro do conhecimento, Livro do Grafismo e Desenhando a Escrita.