A Educação Infantil no Colégio Bela Alvorada oferece, nesta primeira etapa escolar, um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças são incentivadas a interagir e brincar com seus colegas. A socialização é um aspecto essencial, pois possibilita que elas aprendam a se relacionar, compartilhar e respeitar o espaço do outro.

Além disso, buscamos estimular a autonomia dos pequenos, permitindo que eles façam suas próprias escolhas e tomem decisões, sempre com o apoio e orientação de nossos educadores. Acreditamos que, ao se sentirem competentes e independentes, eles ganham confiança em si mesmos.

O diálogo também é uma ferramenta importante nesse processo de aprendizagem, tanto com as crianças quanto com as famílias. Estimulamos as crianças a se expressarem, compartilharem suas ideias e sentimentos, criando um ambiente de escuta atenta e respeito mútuo.

Sempre impulsionados pela excelência da equipe pedagógica e pelo ensino alinhado à Base Nacional Comum Curricular.

Nossa proposta possui uma abordagem específica para cada faixa etária e é apoiada por material didático e projetos que trabalham diferentes tipos de linguagem: corporal, visual, plástica, oral, escrita, científica e matemática.

Estamos comprometidos em oferecer uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento integral de cada estudante, preparando-os para os próximos desafios escolares. Estamos ansiosos para embarcar nessa jornada de aprendizado e diversão ao lado dos nossos pequenos estudantes. Sejam bem-vindos!

Projetos

Conheça os Projetos que enriquecem e concretizam as experiências educacionais na Educação Infantil

Projeto Acolhida

Iniciamos o período pedagógico com uma harmoniosa sessão de música envolvendo todas as turmas. Esse momento especial permite que nossos estudantes concentrem-se, alonguem-se e preparem-se para um dia repleto de experiências enriquecedoras e aprendizados significativos.

Projeto Aprimorando Valores

Projeto alinhado à BNCC, com rodas de conversa, histórias e datas comemorativas, com foco no estímulo às competências socioemocionais. Através deste, buscamos desenvolver nos estudantes valores humanos indispensáveis para a sua formação completa.

Formatura da Fraldinha

O desfralde é uma das grandes conquistas da criança. Por que não transformar a busca pela autonomia em algo prazeroso? Ao final do projeto, o estudante do Maternal passará pela "Graduação do Desfralde"!

Projeto TAI

(Projeto Transição para os Anos Iniciais)

O Projeto TAI ocorre durante todo o ano e tem como finalidade colaborar para que os estudantes do Jardim III sejam acolhidos pelos estudantes do 1º ano e se sintam tranquilos nessa passagem de ciclo para o Ensino Fundamental I.

Conte & Encante

Os contos e teatros nutrem a imaginação! Nas histórias nada é impossível! O Projeto tem como objetivo fascinar nossos pequenos, contamos também com a participação dos familiares de nossos estudantes, visando a troca de experiências e saberes.

Projeto Família Parceira

As famílias são convidadas a participar e compartilhar um conhecimento familiar com as crianças da sala de seu filho(a). Através deste projeto, os estudantes percebem diferentes culturas, costumes contemporâneos e tradicionais, sendo estimulados à empatia, por meio da vivência do outro.

Fazer e brincar juntos

Sistema Farias Brito

Parceria de excelência educacional! Foco em aprendizado criativo e de resultado!

Língua inglesa

As aulas de Inglês começam no Jardim I. Nossa proposta é aliar a ludicidade com o prazer em aprender uma segunda língua!

Google Partner

Primeiro passo para a transformação digital de nossos estudantes e de sua experiência educacional!

Maternal (Infantil II)

No Maternal, priorizamos o desenvolvimento das habilidades sensório-motoras dos nossos pequenos, por meio de interações e brincadeiras divertidas. Acreditamos que é por meio da ludicidade que eles podem explorar novas experiências, adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades importantes para a vida.

Jardim I (Infantil III)

No Jardim I, nossos estudantes têm a oportunidade de explorar as Artes Plásticas, a Música, o Teatro e a Dança. Por meio dessas atividades, eles desenvolvem habilidades artísticas e expressivas, além de estimular o grafismo, a escrita espontânea (Psicogênese da Língua Escrita) e a construção da imagem corporal. Acreditamos na importância de proporcionar um ambiente estimulante e acolhedor, onde cada criança possa se expressar de forma única.

Jardim II (Infantil IV)

No Jardim II, o foco está em aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. Valorizamos a identidade de cada estudante e incentivamos o respeito às diferenças. Além disso, promovemos o desenvolvimento das competências socioemocionais de maneira lúdica e prazerosa. Nesta etapa, nossos estudantes são encorajados a aperfeiçoar sua psicomotricidade e a confiar em si mesmos, construindo uma base sólida para seu desenvolvimento integral.

Jardim III (Infantil V)

No Jardim III, última etapa da Educação Infantil, nossos estudantes potencializam suas aprendizagens de forma criativa e estimulante. Além do aperfeiçoamento da leitura e da escrita, valorizamos a vivência de valores e acompanhamos o desenvolvimento desse processo. Projetos como o "TAI" (Transição para os Anos Iniciais) fortalecem o processo de aprendizagem, proporcionando uma visão ampla e interdisciplinar do conhecimento.

Matriz curricular

Educação Ambiental

Educação Física

Inglês

Expressões Artísticas

Identidade e Autonomia

Disciplinas básicas que compõem a matriz curricular da Educação Infantil: Linguagem - Matemática - Movimento - Natureza e Sociedade.