Novo Ensino Médio


DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE


TRILHA PEDAGÓGICA EM 4 ETAPAS 


Formação Geral Básica

Com todas essas novidades no Novo Ensino Médio, como ficarão as disciplinas normais, aquelas que os estudantes cursaram anteriormente? Não se preocupem, o colégio continuará oferecendo TODAS as disciplinas, mas, agora, com uma organização diferenciada. Os professores de cada área irão mapear e analisar as matérias para selecionar os conteúdos essenciais. Mesmo com os alunos tendo autonomia para escolher suas áreas, a equipe docente acredita que é importante ter uma base de todas as matérias. 


Projeto de Vida

O Novo Ensino Médio trabalha na formação geral dos indivíduos e promove cidadania através da construção de "aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e com os desafios da sociedade contemporânea", como previsto pela BNCC. Sendo assim, o Projeto de Vida valoriza a diversidade de saberes e vivências, promove uma investigação dos jovens nos âmbitos pessoal, social e profissional, a fim de transformar esse conhecimento em compreensão de si mesmo e do mundo ao redor. Com orientação de professores que respeitam a autonomia e identidade dos estudantes, o Projeto de Vida visa direcionar o futuro para que os jovens possam fazer escolhas e tomar decisões com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.    


Eletivas

Buscando proporcionar aos nossos estudantes novas vivências e experiências mais enriquecedoras, o Colégio Bela Alvorada selecionou um conjunto de disciplinas eletivas que buscassem atender aos desejos, interesses e necessidades dos alunos. Assim, eles terão a autonomia para escolher aquelas eletivas mais condizentes com seus interesses. As eletivas serão ofertadas também para os estudantes do ensino fundamental II. Isso porque o Colégio entende que a interação e a troca de experiências entre diferentes turmas pode ser muito enriquecedora! As eletivas serão semestrais e obrigatórias para os alunos do Ensino Médio. E atenção... algumas eletivas tem número de vagas. Então fiquem atentos às publicações do Colégio.

Cada estudante é único em gostos, afinidades e interesses. E isso também reflete nas áreas do conhecimento. Assim, e buscando atender às demandas trazidas por nossos estudantes conciliando-as com suas maiores necessidades, o Colégio selecionou um conjunto de eletivas que trarão novas vivências e experiências para nossos educandos. 

Algumas Eletivas do 2º semestre de 2021:



Aprofundamento na Área elegida pelo estudante

       O mundo contemporâneo apresenta inúmeras possibilidades e desejos dos jovens, que almejam conhecer mais, em aprofundar em determinadas áreas e aperfeiçoar em determinados assuntos, ou seja, quer dialogar com as áreas de interesse profissional e suprir os anseios do conhecimento que se desdobram no decorrer dos anos de estudo. Assim, o Novo Ensino Médio traz a possibilidade dos anseios dos jovens em ser atendidos e cria a possibilidade de interação entre diferentes temáticas nos contextos a serem aprofundados. Conheça um pouco mais de cada área de aprofundamento no espaço abaixo!



Itinerários Formativos

Núcleos Pedagógicos

O Itinerário de Linguagens e Códigos tem como objetivo relacionar os conhecimentos e saberes prévios dos estudantes com a compreensão das diversas manifestações linguísticas e culturais, por meio dos estudos de linguagens verbais escritas e orais, visuais, estrangeiras, clássicas, linguagens digitais, corporais, artísticas, cênicas, literárias e entre outras. Além de investigar as variadas formas de manifestação, classificação e funcionamento das diferentes linguagens, o itinerário busca a compreensão transversal da relação indivíduo, linguagem e sociedade, através da compreensão de seus diferentes contextos, além da investigação das possíveis aplicações da área no mercado de trabalho e na vida em sociedade. 


No Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, o aluno será estimulado a compreender a sociedade e o mundo global. De maneira, que desenvolva o itinerário formativo através do percurso na trilha pedagógica, que tornará o Ensino Médio mais flexível e focado nas áreas de interesse dos alunos. Nas trilhas, o aluno terá a possibilidade de desenvolver uma gama de conhecimentos, através da Formação Geral Básica, Projeto de vida, eletivas e Aprofundamentos, formando desta maneira uma arquitetura de conhecimento única e que atenda os seus anseios. Assim, neste Itinerário, o aluno será preparado para exercer a cidadania e resolver as demandas do dia a dia de forma crítica e olhar atento às demandas econômicas, políticas e sociais da sociedade contemporânea. 


Você conhece os itinerários formativos de Matemática e suas Tecnologias? Muitos pensam que a matemática trata apenas de contas e regras, monótonas e repetitivas. Mas ela abrange várias áreas de conhecimento como a Álgebra, Geometria e Desenho Geométrico. Nesta área teremos diversas disciplinas eletivas que mostrarão um lado mais lúdico e dinâmico da matemática, podendo trabalhar na prática. Como arquitetura, jogos de tabuleiro e eletrônicos, investimentos financeiros, estatística, e muito mais. Venham conferir! 

Os itinerários formativos de Ciências da Natureza e suas tecnologias englobam as áreas de Física, Química e Biologia. Nessa grande área, além das disciplinas oferecidas pela Formação Geral, serão ofertadas eletivas relacionadas aos estudos da biodiversidade, biotecnologia, ecologia, saúde humana, a química presente em nosso dia a dia, a interpretação dos fenômenos físicos que regem as leis naturais. Conhecimentos adquiridos através de experimentação e aplicação de conceitos aprendidos.

Física, Química e Biologia estão agrupadas na grande área das Ciências da Natureza. Com isso, nossos itinerários formativos trarão a interdisciplinaridade entre essas disciplinas de modo a enriquecer os conhecimentos adquiridos na Formação Geral e aplicar através de aulas práticas e experimentais.